Lugares para Visitar  

 
Escolha o atrativo que você quer descobrir

Igrejas Engenhos Monumentos Diversos

_____________________________________________________________________________________________

clique para ampliar

Foto: Governo PE

Cachoeira de Jaciru Baixo
É uma boa dica para quem gosta de contato com a natureza. O entorno da cachoeira é composto por vegetação rasteira, arbórea, arbustiva, gramíneas (cana de açúcar), e palmáceas. A cachoeira é formada por quatro quedas e sua altura é de aproximadamente 15m. os afloramentos rochosos, que compõem a cachoeira, permitem a formação de piscinas naturais, ocorrendo também a possibilidade para banho de bica (artificial), esta com altura aproximada de 1,5m. O atrativo apresenta bom estado de preservação, necessitando maior cuidado com a limpeza. Embora não exista comércio informal, observa-se uma área de lazer bem conservada, cuja manutenção e limpeza é realizada pelos frequentadores.

Os carros não chegam até lá, portanto, parte do caminho tem de ser feito a pé. O esforço é recompensado com um bom banho nas piscinas naturais, formadas por afloramentos rochosos que compõem a cachoeira.

Como chegar: Localiza-se nas terras do Engenho Jaciru Baixo, há 6,3 km do centro da cidade, a partir da Rua Dona Maria de Souza, após 1 km, pega-se a estrada do Engenho Camboinha por mais 5 km, tomando á esquerda, por mais 1 km. Enfim, caminha-se mais 300 metros até a cachoeira.

____________________________________________________________________________________

clique para ampliar

Foto: Governo PE

Mirante do Outeiro do Livramento
O mirante está localizado em meio a um canavial, sendo, portanto, de gramíneas toda vegetação em seu entorno. É interessante na paisagem a presença de formações denominadas "mar de morros". Do seu ponto mais alto, observa-se toda a paisagem da cidade e seu belo litoral, abrangendo a ilha oceânica de Santo Aleixo.

Como chegar: Do centro da cidade, saindo pela Rua Sebastião Chaves, após 400 metros, toma-se a entrada do mirante do Outeiro.

____________________________________________________________________________________

clique para ampliar

Foto: Governo PE

Casa de farinha

Segundo informações locais, a Casa de Farinha funciona há" mais de 50 anos. É toda manual e instalada no fundo de um quintal Fica sob telhado de palha sustentada por taras de madeira. O piso é de terra batida. O maquinário está completo com o rodeto de cevar e a roda, a prensa em madeira, peneira para massa e forno para secar, constituído em tijolo e alimentado por lenha. Ao redor banquinhos de madeira, onde os cortadores de mandioca se acomodam para trabalhar. A Casa de Farinha encontra-se em bom estado de conservação e funcionando plenamente.

Como chegar: Rua Catarina Perez, 630. Santo Amaro do Sirinhaém.

____________________________________________________________________________________