Capelas e Igrejas  

   
  Capelas e Igrejas em Sirinhaem
 

_______________________________________________________


clique para ampliar

Capela de Santo Amaro
Construída em 1796 por Jaques pereira e Catarina Alves, certamente em pagamento de promessa, como era de costume na época. A construção compreende nave, capela-mor, coro, sacristia e galerias em dois pavimentos. A fachada principal, compõe-se de sete aberturas, três ao nível do térreo e quatro ao nível do primeiro pavimento. O frontão, encimado por uma cruz, possui volutas ladeadas por pináculos. Há também, abaixo da cornija, ondulada, um óculo central. As aberturas superiores possuem guarda-corpos em ferro trabalhado. internamente, ainda se conservam os guarda-corpos das tribunas, a tela do coro e a mesa de comunhão (coxia), todos em madeira torneada e entalhada.

A capela está localizada no principal povoado, rodeada por um casario simples.

Missas: 19:00 de quarta a domingo.

Visitação: diariamente, mediante solicitação à Sra. Marinalva, em frente à igreja, junto do bar do Sr. Gilvan.

Rua 15 de janeiro, s/n, Distrito de Santo Amaro. Fica a 3km do entroncamento da PE-60 com a PE-61.

________________________________________________________

clique para ampliar

Igreja de São Francisco / Convento de Santo Antônio
A fundação do convento remonta ao ano de 1630, tendo sido construído pelos franciscanos sob a invocação de Santo Antônio. Devido á invasão holandesa, foi abandonado em 1635 e reocupado em 1647; devendo ter sido restaurado após 1654. O convento é um quadrilátero que se desenvolve em dois níveis, em torno do claustro, este de ordem jônica, do século XVIII. Colunas cilíndricas com capitéis de pedra, sobre os quais se desenvolve a arcaria. no térreo, logo à direita da entrada principal, existe um cômodo - que outrora funcionou como capela - com belíssimos painéis de azulejos portugueses. possui Cruzeiro com base em tijolo e cruz em cimento. A igreja apresenta fachada com uma ponta central em arco pleno, bem como as três janelas do coro. O frontão é triangular com um nicho no centro, pináculos laterais e uma cruz. O templo é de nave única, com púlpito em talha no estilo D. João V. No lado esquerdo, existe uma capela, que se abre para a nave, através de um arco-cruzeiro de pedra. incorporados ao atrativo, estão algumas imagens de valor: Cristo das Necessidades (1755). Nossa Sra. da Conceição e uma de Santo Antônio. E mais, um belo lavado em mármore português na sacristia, azulejaria portuguesa representando a vida de São Francisco..

Missas: sábados às 19:00

Visitação:  

Rua de São Francisco, s/n, Centro

________________________________________________________

 

 

 

Escolha o atrativo que você quer descobrir

Igrejas Engenhos Monumentos Diversos

_______________________________________________________

clique para ampliar

Capela de São Roque
Embora fundada em 1614, a atual construção parece do século XVIII, sendo bastante interessante, porque mostra a antiga disposição de um alpendre defronte à fachada, semelhante aos que se vêem nas igrejas anteriores à invasão holandesa, e que desapareceram quase totalmente nos monumentos do Brasil. Sua fachada principal compõe-se de quatro aberturas: duas portas (a principal, da nave, almofadada e uma lateral, simples, da sacristia) e duas pequenas janelas (uma de cada lado da porta principal). O copiar, que antecede esta fachada, tem a coberta sustentada por oito colunas cilíndricas, de bases quadradas, assentadas sobre um pequeno muro. Em seu interior, capela-mor, sacristia e coro, em dois níveis. Do lado direito, a pequena torre sineira encimada em pedra. A capela está implantada no alto de um morro, possuindo no entorno, algumas casas de pequenas proporções. Nas laterais, o terreno apresenta-se pedregoso, possuindo árvores frutíferas e ornamentais.

Missas: 

Visitação:  

Rua Marquês de Olinda, s/n, Centro

________________________________________________________

clique para ampliar

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Não se sabe ao certo sua data de construção, é provável que seja do século XVIII. Em estilo neoclássico, sua fachada é composta por cinco portas ao nível térreo e cinco janelas com gradil de ferro, ao nível do primeiro pavimento. Incorporado ao atrativo, observa-se o mobiliário em jacarandá e imagens sacras em madeira e barro.

Missas: domingos às 07:00 e 19:00h, terça e sexta às 19:00h.

Visitação: terça a sábado, das 08:00 às 11:30 e 14:00 ás 17:00h  

Rua Sebastião Chaves, s/n, Centro

________________________________________________________

clique para ampliar

Igreja de São Sebastião
Pequena Igreja de barra de Sirinhaém.

Missas: sábados às 19:00h.

Visitação:  

Rua Antônio Ribeiro, s/n, Barra de Sirinhaém

 

________________________________________________________

clique para ampliar

Capela de  Nossa Senhora de Fátima
Ainda há poucas informações sobre esta capela.

Missas: Todo dia 13 de cada mês, com missas em novenas.

Visitação:  

Bairro de Nossa Senhora de Fátima, Distrito de Santo Amaro.

________________________________________________________